O consórcio fronteiriço de Cidades Amuralhadas surge como fruto dos fortes laços de união existentes entre a Câmara Municipal de Almeida e a Prefeitura de Ciudad Rodrigo e fruto das semelhanças que ambos territórios possuem.
 

As duas instituições (Prefeitura e Câmara) estão conscientes de que o desenvolvimento de seus municípios está passando por atuações conjuntas que integrem e aglutinem esforços para, a partir de planejamentos comuns, alcançar objetivos e metas igualmente comuns.
 
O consórcio de Cidades Amuralladas é o produto da cooperação fronteiriça que Ciudad Rodrigo e Almeida mantém, que tem como missão fundamental eliminar o efeito de fronteira e transformar a linha que delimita ambos países em um elemento de união e desenvolvimento.
 

Para isso, o Consórcio enfatiza as caracteristicas convergentes dos espaços espanhol e português para a partir delas trabalhar conjuntamente. Entre estas características resalta de maneira especial o patrimônio histórico de conotações defensivas representadas fielmente pelos recintos amuralhados abaluartados, que identificam as cidades de Almeida e Ciudad Rodrigo.

Este rico patrimônio é o ponto de partida do Consórcio e é o eixo a partir do qual se estrutura a rota turística “Cidades Amuralhadas”.

A sede do consorcio encontra-se em Ciudad Rodrigo.