Ciudad Rodrigo mantém vivas muitas das tradições que a caracterizam, tais como romarias, cantos, coplas, melodias...
 

Sem dúvida a maior festa é o Carnaval do Touro, declarada de interesse turístico. Durante cindo días, de sexta-feira à terça-feira, o touro se transforma no grande protagonista da festa. Celebram-se encierros pelas ruas mirobrigenses, tourinhas nas que “mozos” põe à prova sua valentia e a bravura do touro. No domingo desenvolve-se o tradicional encierro à cavalo, transferindo o gado do campo até a Plaza Mayor, onde instala-se uma praça totalmente artesanal, feita de tábuas e pontas.
 
É neste particular recinto onde, além das tourinhas, celebram-se festivais taurinos e novilhadas. Nesta festa também podemos encontrar fantasias, carroças e, claro, muito bom humor.
 

No dia 20 de janeiro comemora-se São Sebastião, patrono de Ciudad Rodrigo. Nas vésperas os habitantes queimam uma fogueira junto às portas da catedral e comem o típico tremoço e bebem o vinho que os mordomos oferecem.
 

No dia 3 de fevereiro as honras são para São Blas, no monasterio de “La Caridad”, à cinco quilômetros de Ciudad Rodrigo. Este dia é comemorado no campo, as pessoas vão ao monastério comprar a gargantilha bedita pelo Santo, que sengundo a tradição deve ser usada no pescoço até a Quarta-feira de Cinzas, dia em que ela deve ser queimada para proteger a garganta durante todo o ano.
 
Santo Antón é outro exemplo de tradição mirobrigense, muito arraigada no ambiente percuarista. Celebra-se no dia 17 de janeiro nas paróquias de Santo Andrés e Santa Marina. A gratificação é sorteada, normalmente são produtos da matança e também é típico comprar os típicos paezinhos de San Antón esse dia.
 
A Semana Santa mirobrigense é das mais impressionantes de toda a província. O cenário que a cidade oferece faz com que as procissões sejam de uma beleza inigualável. O recolhimento e o fervor dos cofrades contagia todas as pessoas que se reúnem ao longo das ruas ou praças. Na tarde da Sexta-feira Santa celebra-se a procissão do Santo Entierro na qual todas as imagens desfilam diante las imagem do Cristo que jaz seguido imediatamente pela imagem Dolorosa.
 
O Folklore Charro tem seu grande dia na Charrada que celebra-se no Sábado de Glória. Durante este dia numerosos grupos da comarca reúnem-se realizando diversas atuações e rendendo uma grande homenagem a todas as variedades do folclore de Salamanca.
 
No último final de semana de junho acontece a Romaria à Peña de Francia. Centenas de cavaleiros comparecem, montados em seus cavalos com carroças, além de romeiros à . Durante a peregrinação celebram-se missas de campo muito vistosas e cerimoniosas.
 
Na segunda terça-feira de agosto comemora-se a terça-feira Maior, celebração que acontece devido aos Reis Católicos, que concederam um mercado franco, ou seja, livre de impostos, todas as terças-feiras. Este dia as ruas ao redor da Plaza Mayor e ela mesma se transformam em un grande mercado. Os comerciantes instalam seus postos na rua.
 
No final do mês de agosto, Ciudad Rodrigo se transforma no cenário para a celebração da Feira de Teatro de Castela e Leão - Ciudad Rodrigo. A cada ano fica mais importante, já é uma das vitrines mais importantes para as companhias de teatro nacional e até mesmo internacional.