Com os cumprimentos do Prefeito de CIUDAD RODRIGO Fco. Javier Iglesias García
 

 
Da Prefeitura de Ciudad Rodrigo queremos agradecer-lhe pelo interesse em visitar este portal de Internet onde espero que encontre toda a informação que precisa para conhecer e descobrir os encantos e atrativos da região fronteiriça hispano – lusa integrada pelos municípios de Almeida (Portugal) e Ciudad Rodrigo (Salamanca), onde poderá desfrutar da rota de Cidades Amuralhadas.

Todos estão convidados a realizar um passeio por estes territórios históricos e culturais, onde a arquitetura militar fortificada é o legado de um passado comum a dois povos unidos por uma história em que a fronteira marcou suas relações.

Se em tempos passados as vicissitudes bélicas foram a tônica reinante, no século XXI ambos territórios estão estreitamente unidos e entrelaçados, de tal forma que seu rico patrimônio monumental abrange hoje em dia um dos produtos turísticos de maior interesse do ponto de vista cultural.

Então prepare-se para viajar no tempo, para desfrutar da gastronomia, para embriagar-se com a arte, para respirar os aromas da natureza desta terra. Prepare-se para descobrir as Cidades Amuralhadas.

 
Francisco Javier Iglesias García.
Prefeito de Ciudad Rodrigo

 
 

Com os cumprimentos do Prefeito de ALMEIDA António Baptista Ribeiro
 


Convido-o para uma visita e vir descobrir toda a autenticidade das nossas terras onde permanecem bem patentes vestígios do passado que vão concerteza surpreender.

A poucos minutos de Vilar Formoso, principal fronteira do pais detenha-se em Almeida, sede do Concelho, onde encontra um conjunto arquitectónico e as muralhas das melhores conservadas da Europa. No Posto de Turismo, situado na Casa da Guarda das Portas interiores de São Francisco, poderá obter informação detalhada sobre roteiros turísticos e locais de interesse a visitar. Não deixe de conhecer as Casamatas, o Museu Histórico-Militar, a Roda dos Expostos, o Picadeiro, Casas Solarengas e a beleza das Portas de São Francisco, Sto. António, Muralhas e Castelo. Se é amante da natureza ou desportos radicais tem oportunidade de disfrutar de belíssimas paisagens, da vasta Fauna e Flora ou de percursos de BTT, Todo o Terreno ou se preferir um passeio a cavalo para visitar algumas das lindíssimas aldeias do Concelho.  Oferecemos uma rica gastronomia consubstanciada na sopa de peixe, o cabrito assado, o borrego assado na brasa, os enchidos, o arroz de lebre, o coelho à caçador, a burzigada, a açorda de alho, o pão de ló, salada de meruges, o doce de abóbora, a marmelada, o doce de tomate e cereja, a bôla doce, a bôla parda, o queijo, a ginja, e a jeropiga.

Com a Pousada, turismo de habitação e de espaço rural proporcionamos uma oferta turística de qualidade. As Muralhas que serviram de motivo e cenário à recriação histórica do Cerco de Almeida com o envolvimento de Associações Napoleónicas de vários países vão ser nos dias 26, 27 e 28 de Agosto palco da segunda recriação histórica, espectáculo que aconselhamos a não perder.

Alma até Almeida

 
O Presidente da Câmara
Prof. António Baptista Ribeiro
 

   
 
 

 Ver spot Ciudad Rodrigo