Patrimônio monumental, história, arte, tradições,… Estes poderían ser alguns dos ingredientes que misturados se transformam no cardápio da Rota turística das Cidades Amuralhadas.
 

A rota se espalha ao longo de um território fronteiriço, cujo passado e história estiveram marcados pelas vicissitudes bélicas entre Portugal e España, e é uma influência para que hoje em dia os espaços geográficos do oeste espanhol e do leste português possuam um valioso legado arquitetônico-militar, impecavelmente representados pelos recintos amuralhados que rodeiam os núcleos urbanos de Almeida e Ciudad Rodrigo
Hoje em dia, a herança de um passado comum compôs um dos recursos turísticos mais atrativos para os mais ávidos em mergulhar na história, para aqueles que queiram embriagar-se com a arte e a cultura hispano-lusa. Em apenas 40 km de caminho, dois idiomas podem ser apreciados, duas culturas diferentes, mas unidas ao mesmo tempo pelos laços do passado, pelo entendimento do presente e pelo caminho comum ainda por percorrer.


Mas a rota não apenas abriga patrimônio e tradições, já que em seu percurso também é possível saborear a deliciosa gastronomia oferecida, o comércio característico de dois países e as festas locais mais ancestrais.
 
Nas seções a seguir contamos mais detalles de cada um dos atrativos que a ROTA DAS CIDADES AMURALHADAS lhe oferece. Todos eles estão ao alcance de suas mãos.